PRAY psalm 148 on our community website / ORE o salmo 148 no site da nossa comunidade

A Mensagem Divina de Guadalupe: Desvendando o Encontro Milagroso de São Juan Diego

PATROCINADO PELA COMUNIDADE DE ORAÇÃO DE DEUS DOS EXÉRCITOS

4/10/20241 min read

Um conhecido encontro milagroso vivido é a história de São Juan Diego e Nossa Senhora de Guadalupe. Este evento ocorreu em 1531, perto da atual Cidade do México.

Segundo a tradição, Juan Diego, um humilde católico indígena convertido, encontrou a Virgem Maria em 9 de dezembro de 1531, enquanto se dirigia para assistir à missa. A aparição apareceu como uma jovem mulher de pele escura, falando com Juan Diego em sua língua nativa, o náuatle. Ela se identificou como a Virgem Maria e pediu a Juan Diego que solicitasse ao bispo local que construísse uma igreja em sua homenagem no local da aparição, no Monte Tepeyac.

O bispo inicialmente duvidou da história de Juan Diego e pediu um sinal. No dia 12 de dezembro, a Virgem Maria apareceu novamente a Juan Diego e instruiu-o a colher flores no morro, embora fosse inverno e fosse improvável encontrar flores ali. Juan Diego encontrou rosas castelhanas, nativas da cidade natal do bispo e não indígenas do México. Ele reuniu as rosas em sua tilma (manto tradicional) e as levou ao bispo.

Quando Juan Diego desdobrou sua tilma para apresentar as flores, uma imagem milagrosa da Virgem Maria, hoje conhecida como Nossa Senhora de Guadalupe, foi impressa no tecido. O aparecimento da imagem e a natureza inexplicável das flores do morro convenceram o bispo a construir a igreja solicitada.

Este encontro milagroso não só levou à construção da Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, mas também desempenhou um papel significativo na conversão de milhões de indígenas ao catolicismo na região. A tilma com a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe permanece intacta e está exposta na Basílica, onde continua a ser um símbolo essencial de fé e devoção para os católicos de todo o mundo.